SOBRE O ENCONTRO QUE DECORREU EM 2016 

PODE CONSULTAR:

 RELATO  -   FOTOS  -  ESPÉCIES  OBSERVADAS

 

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

(abaixo - informações antes do encontro)

INFORMAÇÕES "AVESDEBARROSO2016"

Clique para descarregar informações "avesdebarroso2016" em formato .pdf

Clique aqui para descarregar mapa/programa/locais em formato .pdf

NOVO!

Clique aqui para descarregar checklist "avesdebarroso2016" em formato .pdf

NOVO!

Clique aqui para descarregar programa só atividades de observação em formato .pdf

Vídeo sobre "AVES ESPECIAIS" desta região 

VÍDEO PROMOCIONAL DOS ENCONTROS

---------------------------------

"Aves de Barroso 2016" ( em 22 maio 2016)

Já está quase, já se contam os dias pelos dedos...

Não há que ter medo do São Pedro!

Basta trazer boa disposição e... bom equipamento!

 

---------------------------------

Pode consultar aqui registos de aves observadas na região de Montalegre: http://ebird.org/ebird/portugal/subnational2/PT-17-MT?yr=all 

---------------------------------

INFORMAÇÕES "AVESDEBARROSO2016"               

27, 28 e 29 de maio de 2016

Organização:

O encontro “Aves de Barroso” é uma atividade da iniciativa do PAPAVENTOS – CLUBE DE DESPORTOS DE MONTANHA de Montalegre, tendo como parceiros o MUNICÍPIO DE MONTALEGRE, o ECOMUSEU DE BARROSO, a SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES a JUNTA DE FREGUESIA DE TOURÉM, a JUNTA DE FREGUESIA DE PITÕES DAS JÚNIAS e a AXA de Montalegre.

Caraterização do encontro:

Fim de semana de primavera em que se juntam observadores de aves e apaixonados pela natureza, com o objetivo de visitar alguns locais da Região de Barroso para tentar observar e fotografar algumas das espécies emblemáticas tais como a escrevedeira-amarela, a sombria, o picanço-de-dorso-ruivo, a alvéola-amarela, o chasco-cinzento, o dom-fafe, a petinha-das-árvores, o tartaranhão-azulado, o cartaxo-nortenho, entre outras.

Pretende-se fomentar um ambiente de convívio e partilha de experiências, com saídas de campo em grupo (conduzido por uma pessoa conhecedora da região), piqueniques, jantares, etc.

Para além da procura de espécies ”alvo”, haverá ainda lugar a palestras, formação na introdução à observação de aves, atividades para sensibilização aos alunos da escola de Montalegre, workshop de fotografia de aves, etc.

Trata-se de uma atividade sem fins lucrativos, em que são disponibilizadas aos participantes informações e orientações sobre a região, devendo estes no entanto participar de forma autónoma, não podendo a organização assumir responsabilidade por situações imprevistas.

Salvaguarda-se que, em caso de situações de meteorologia adversa ou outro tipo de imprevisto que o impliquem, a organização poderá ajustar o programa, por forma a tentar corresponder da melhor feição possível aos objetivos dos participantes.

O secretariado do encontro é na Sede do ECOMUSEU DE BARROSO, em Montalegre.

Transportes:

Os transportes e deslocações na atividade são da responsabilidade dos participantes, devendo agrupar-se no menor número de viaturas possível.

Equipamento/vestuário:

Os participantes devem levar roupa e calçado adequado a atividades de campo, acautelando a possibilidade de estar tempo frio e húmido, ou proteção do sol (mediante as condições meteorológicas que se verifiquem). Será importante levar binóculos e guias de campo.

Refeições:

A alimentação é da responsabilidade dos participantes, à exceção do “piquenique/convívio” de domingo, que é oferecido pela Junta de Freguesia de Tourém. O jantar convívio de sábado implica inscrição e pagamento que deverá ser realizado logo no início do encontro, no secretariado.

Outras indicações:

As saídas de campo serão compostas por deslocações pedestres, sempre de baixa dificuldade e de extensão variável entre 1 a 5 Km no máximo, com frequentes paragens para observação e troca de informações. Não são necessários requisitos físicos especiais para estas saídas, no entanto é bom considerar os desníveis em terreno montanhoso e a possibilidade de calor nesta época.

Seguro:

Os dados solicitados na inscrição são necessários para o seguro de acidentes pessoais, oferecido pela AXA – Montalegre.

Inscrições:

A inscrição é livre e gratuita, efetuada através do formulário disponível (à esquerda na página inicial ou no final em smartphones). Existem algumas atividades com limite de participantes, pelo que é necessário assinalar opção nestes casos (serão aceites pela ordem de inscrição).

A inscrição no jantar convívio é validada com o pagamento no secretariado do encontro, no momento da chegada.

Observações:

O secretariado, ponto de encontro e local de partida para todas as saídas/atividades é na Sede do ECOMUSEU DE BARROSO, junto ao castelo em Montalegre. A pontualidade será respeitada nas saídas.

É condição de admissão que os participantes apresentem uma conduta de respeito pela organização, pela natureza, pela propriedade privada e restantes participantes.

Programa: Clique para descarregar o programa em formato .pdf

Sugestões - restaurantes e alojamentos:

 Consultar site da Câmara Municipal de Montalegre

http://www.cm-montalegre.pt/showSec.php?n_sec=28

 

Casa da Avó Chiquinha

(Rua Victor Branco, MM3 5470-245 MONTALEGRE |Tel: 276 511 250 Tlm: 962 722 334 | Email: terraprazeres.geral@gmail.com