Verão 2014

Serra do Larouco

No verão podemos observar imensas aves de rapina a caçar nas encostas da Serra do Larouco. Temos momentos de contar em simultâneo por exemplo 30 Peneireiros (Falco tinnunculus), 14 Águias-d'asa-redonda (Buteo buteo), 6 Ógeas (Falco subbuteo). 
Julho, agosto e setembro são os meses de excelência para este local.Buteo buteo                                                          Falco tinnunculus a caçar (9 agosto 2014)

     

Um Rolieiro (Coracias garrulus) fez estadia durante uma semana junto à estrada pela zona da Quinta da Veiga (saída de Montalegre em direção a Chaves), de 26 de agosto a 4 de setembro. O José Manuel Arantes fez esta foto. 

 

Este bonito Borrelho-ruivo (Charadrius morinellus), apareceu pela Serra do Larouco em agosto de 2014.

Vídeo desta ave em: https://vimeo.com/104250420

 

Na albuferia do Alto Rabagão, perto de Morgade apareceram algumas limículas interessantes para a região, no final do mês de agosto. Entre elas destacamos uma Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) e um Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina), da foto abaixo.

 

... e entretanto, entre 22 de agosto e 16 de setembro de 2014, na Região de Barroso foram registadas 4 novas espécies para a lista do distrito de Vila Real: 
Borrelho-ruivo (Chadadrius morinellus) - 22 de agosto na Serra do Larouco, Paulo Belo;
Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) - 23 de agosto na Albufeira do Alto Rabagão, Paulo Belo;
Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) - 30 de agosto na Albufeira do Alto Rabagão, Paulo Belo;
Cigarrinha-malhada (Locustella naevia) - 11 de setembro no Trilho da aves de Tourém, David Santos e Pedro Andrade,
e ainda avistadas "raridades" para a região como por exemplo o Rolieiro (Coracias garrulus), 6 Perna-verde (Tringa nebularia), 3 Maçarico-de-dorso-malhado (Tringa glareola), vários Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina), todos estes vistos por José Manuel Arantes.
 

Mais uma nova espécie para a região

Mais uma boa surpresa. Este ano temos dado mais atenção à Albufeira do Alto Rabagão e não param de surgir registos inéditos na região.
Desta vez o José Manuel Arantes detetou 2 Combatentes (Philomachus pugnax), no dia 18 de setembro.
                 Combatente (Philomachus pugnax) - fotos de José Manuel Arantes
-------------------------------------------------------------------
 
 

Em setembro de 2014 

estiveram no Trilho das Aves em Tourém o David Santos e o Pedro Andrade, anilhadores do GVC - Grupo de Anilhagem, numa semana de recolha de dados para um estudo conjunto da Universidade de Coimbra e CIBIO, sobre a dispersão de sementes feita pelas aves.

Entre as diversas espécies interessantes capturadas, surgíu uma nova espécie para o distrito de Vila Real, a Cigarrinha-malhada (Locustella naevia).
 Cigarrinha-malhada (Locustella naevia), 
foto de Pedro Andrade