Encontro de 2015 - INFORMAÇÕES  - INSCRIÇÕES

ENCONTRO - AVES DE BARROSO 2015

29, 30 e 31 de maio de 2015

 
 

Organização:

O encontro “Aves de Barroso” é uma atividade da iniciativa do PAPAVENTOS – CLUBE DE DESPORTOS DE MONTANHA, com colaboração e apoio do ECOMUSEU DE BARROSO, SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES, JUNTA DE FREGUESIA DE TOURÉM e MUNICÍPIO DE MONTALEGRE.

Caraterização do encontro:

Fim de semana de primavera em que se juntam observadores de aves e apaixonados pela natureza, com o objetivo de visitar alguns locais da Região de Barroso para tentar ver e fotografar algumas das espécies emblemáticas tais como a Escrevedeira-amarela, a Sombria, o Picanço-de-dorso-ruivo, a Alvéola-amarela, o Chasco-cinzento, o Dom-fafe, a Petinha-das-árvores, o Tartaranhão-azulado, entre outras.

Pretende-se fomentar um ambiente de convívio e partilha de experiências, com saídas de campo em grupo (conduzido por uma pessoa conhecedora da região), piqueniques, jantares, etc.

Para além da procura de espécies ”alvo”, haverá ainda lugar a uma palestra, um mini-curso de introdução à observação de aves e uma sessão de anilhagem científica.

Trata-se de uma atividade sem fins lucrativos, em que são disponibilizadas aos participantes informações e orientações sobre a região, devendo estes no entanto participar de forma autónoma, não podendo a organização assumir responsabilidade por situações imprevistas.

Salvaguarda-se que, em caso de situações de meteorologia adversa ou outro tipo de imprevisto que o impliquem, a organização poderá ajustar o programa, por forma a tentar corresponder da melhor feição possível aos objetivos dos participantes.

O secretariado do encontro é na Sede do ECOMUSEU DE BARROSO, em Montalegre.

Transportes:

Os transportes e deslocações na atividade são da responsabilidade dos participantes, devendo agrupar-se no menor número de viaturas possível.

Equipamento/vestuário:

Os participantes devem levar roupa e calçado adequado a atividades de campo, acautelando a possibilidade de estar tempo frio e húmido, ou proteção do sol (mediante as condições meteorológicas que se verifiquem). Será importante levar binóculos e guias de campo.

Refeições:

A alimentação é da responsabilidade dos participantes, à exceção do “almoço/convívio” de domingo, que é oferecido pela Junta de Freguesia de Tourém. O jantar convívio de sábado implica inscrição e pagamento (15€/jantar) que deverá ser realizado logo no início do encontro, no secretariado.

Outras indicações:

As saídas de campo serão compostas por deslocações pedestres, sempre de baixa dificuldade e de extensão variável entre 1 a 5 Km no máximo, com frequentes paragens para observação e troca de informações. Não são necessários requisitos físicos especiais para estas saídas, no entanto é bom considerar os desníveis em terreno montanhoso e a possibilidade de calor nesta época.

Seguro:

Os dados solicitados na inscrição são necessários para o seguro de acidentes pessoais, oferecido pela AXA – Montalegre.

 

Inscrições:

Dado se ter verificado em anos anteriores um número significativo de pessoas que se inscreveram e não apareceram, acabando por condicionar a presença de outros, este ano optámos por aceitar inscrição, mediante um pagamento simbólico, que corresponde à despesa da organização com uma sweatshirt do evento, que será entregue a cada participante.

O pagamento da sweatshirt do evento que simboliza a inscrição, no valor de 14,50€, deve ser efetuado por transferência bancaria em nome de Papaventos – Clube de Desportos de Montanha com o NIB: 003505010001303123009, enviando o comprovativo para avesdebarroso@gmail.com São ainda necessárias as seguintes informações na inscrição: a) nome, b) data de nascimento, c) nº B.I./Cartão Cidadão, d) Localidade de residência, e) contacto telefónico, f) endereço de e-mail.

 

Sugestões - restaurantes e alojamentos:

 Consultar site da Câmara Municipal de Montalegre

https://www.cm-montalegre.pt/showSec.php?n_sec=28

 

 Alojamentos com 20% de desconto para participantes neste encontro:

Casas de Penedones  (RESERVAS - Ecomuseu do Barroso | Tel: 276 510 203 | Email:  casaspenedones@ecomuseu.org

 

Casa da Avó Chiquinha

(Rua Victor Branco, MM3 5470-245 MONTALEGRE |Tel: 276 511 250 Tlm: 962 722 334 | Email: terraprazeres.geral@gmail.com  

 

PROGRAMA

Nota: o ponto de encontro e local de partida para as saídas/atividades é na Sede do ECOMUSEU DE BARROSO, junto ao castelo em Montalegre. A pontualidade será respeitada nas saídas.

 

OBSERVAÇÕES: Pode-se participar em apenas um ou dois dos dias. Em caso de não ser possível estar presente no momento das partidas para o campo, dirigem-se ao ECOMUSEU DE BARROSO e aí é dado o contacto do grupo e a informação de onde está, para poder reunir com o mesmo.

 

sexta-feira dia 29 de maio

manhã (10:00h às 13:00h) – recepção de participantes, visitas ao parque do Cávado – espécies alvo possíveis: melro d’água, petinha-das-árvores, picanço-de-dorso-ruivo, escrevedeira-amarela…

tarde (14:30h) – área da Serra do Larouco – dois grupos (Paulo Belo e José Arantes) – espécies alvo possíveis: melro-das-rochas, chasco-cinzento, picanço-de-dorso-ruivo, sombria, petinha-dos-campos, rapinas…

noite (21:30h) – palestra no ECOMUSEU com representante da SPEA sobre a campanha “DIGA NÃO aos passarinhos na gaiola e no prato” e reunião/esclarecimentos com colaboradores no III Atlas das Nidificantes.

sábado dia 30 de maio

todo o dia (inicio 7:30h) – dois grupos (Paulo Belo e José Arantes) – Cávado da nascente até albufeira de Sezelhe, Contim, Pisões – levar farnel – espécies alvo possíveis: escrevedeira-amarela, picanço-de-dorso-ruivo, dom-fafe, petinha-das-árvores, felosa-de-papo-branco, …

todo o dia (inicio 7:30h) – um grupo (Sérgio Ribeiro) – Cávado  e Mourela – levar farnel – espécies alvo possíveis: escrevedeira-amarela, picanço-de-dorso-ruivo, sombria, dom-fafe, petinha-das-árvores, felosa-de-papo-branco, … tb répteis e anfíbios.

noite (19:30h) – jantar convívio em pisões

domingo dia 31 de maio

manhã (partida às 7:30h no ECOMUSEU em Montalegre) – Tourém – anilhagem (GVC – Grupo de anilhagem), trilho das aves, mini curso de iniciação à observação de aves (David Santos) – mais dois grupos (Paulo Belo e José Arantes) - espécies alvo possíveis: buteo-vespeiro, petinha-das-árvores, felosa-de-papo-branco, mergulhão-de-crista…

ao ½ dia – piquenique junta de freguesia de Tourém.

início da tarde (14:00h a partir da Junta de Freguesia de Tourém) – dois grupos (Paulo Belo e José Arantes)- planalto da mourela – espécies alvo possíveis: cartaxo-nortenho, sombria, tartaranhões…

½ e fim de tarde – final do encontro, regresso a casa.