DIA 27 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

Atividades com o Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz - Montalegre

 

Uma das vertentes do encontro deste ano foi a aposta na sensibilização à população de Montalegre para o conhecimento e respeito pelo seu valioso património natural, com várias atividades que envolveram os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, ao longo do dia.
Logo de manhã bem cedo, as turmas do 5º e 6º ano assistiram a uma sessão de anilhagem cientifica de aves, com diversas explicações desta técnica, feita pelo GVC-Grupo de Anilhagem (com os anilhadores: António Cunha, Ricardo Vieira e David Santos) e tiveram também oportunidade de observar algumas aves selvagens com ensinamentos prestados por elememtos da Associação de Voluntariado Universitário - VO.U.
Pelas 11h da manhã, todos os alunos da escola de Montalegre puderam assitir à devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que foi recuperada pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD, com oportunidade de receber várias explicações sobre a recuperação de animais selvagens, sob orientação do Dr. Roberto Sargo do CRAS de HV-UTAD.
Durante a tarde, os alunos dos 7ºs anos estiveram no auditório da escola onde lhes foram feitas apresentações sobre o Papel dos Centros de Recuperação dos Animais Selvagens na conservação da fauna selvagem e as "Aves de Barroso" - qual a importância das nossas aves. 
Para os alunos dos 6ºs anos houve uma sessão sobre construção de caixas-ninho para aves selvagens, em que lhes foi ensinado como se fazem e porquê, ministrada por elementos da Associação Nacional de Conservação da Natureza -  QUERCUS.