Atividades com alunos da ESE-IPP

Um grupo de alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, futuros professores, estiveram no encontro “AvesdeBarroso2016” onde tiveram a oportunidade de realizar um “estágio teórico/prático” sobre várias matérias da observação e conservação da natureza. Foi uma ocasião em que puderam desfrutar da riqueza natural da região, aproveitando os excelentes recursos e a amabilidade de especialistas nestas matérias, que se reuniram neste encontro.

A tarde de sexta-feira, dia 27 foi dedicada ao conhecimento e identificação da flora no espaço da bonita Mata do Avelar, com a orientação técnica de Francisco Vieira, da Associação Amigos de Vila Nova e António Crespi, da UTAD.

À noite puderam assistir às interessantes apresentações que decorreram no Pavilhão Multiusos em Montalegre, com os temas:

“História e Evolução das Aves Ibéricas” - Pedro Cardia ESE - IPP;

“Life Rupis, pelo britango e pela água-perdigueira, no Douro internacional” - Julieta Costa - SPEA;

“As aves do vale de Salas - Montalegre” – Miguel Pimenta - (Biólogo aposentado do PNPG);

“Regresso dos grandes predadores: histórias de lobos, ursos e linces” – Francisco Álvares – CIBIO

O dia seguinte, sábado, foi dedicado a um pequeno curso teórico/prático sobre observação de aves e anilhagem científica de aves, sob orientação de David Santos e Julieta Costa da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e António Cunha e Ricardo Vieira do Grupo de Anilhagem GVC.

Durante o dia de sábado visitou-se a aldeia de Pitões das Júnias, com oportunidade de conhecer alguns aspetos da cultura e tradições desta terra, como o moinho e o forno do povo a funcionar, o tear... conversas espontâneas sobre as gentes e os problemas do interior...

Na manhã de domingo, dia 29, continuou-se com o pequeno curso sobre aves em Tourém, e também puderam participar num Workshop sobre Fotografia de Aves, com o André Brito, do Centro de Ciência Viva de Vila Real. Ao fim da manhã houve a oportunidade para um piquenique/convivio, oferecido pela Junta de Freguesia de Tourém, com produtos da região.